sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Entrevista com os Campeões 2009

Logo no inicio do ano, tendo em vista o ano maravilhoso de 2008, onde conquistei a unificação dos campeonatos de regularidade na categoria Principal (Graduado) no Cearense e na Copa, decide que iria priorizar o campeonato de enduro fim na categoria D, ao qual nunca tinha conquistado. Foram 3 anos batendo na trave. No inicio de 2009, fiz uma avaliação da minha pequena vida OFF Road, e vi que mim faltava um título no Enduro Fim. Então comecei a treinar e focar apenas nisso. Deu resultado. Depois de um ano de alguns contratempos e muita estratégia consegui!!!


Nome: Hérculo Onofre Jales

Cidade: Santa Quitéria
Idade: 26 anos
Categoria:D Nacional
Moto: CRF 230f
Títulos já conquistados:
2007: Campeão cearense  de  Enduro de  Regularidade(Júnior)  /   Campeão da Copa Regional de enduro de Regularidade(Júnior)
2008:Campeão cearense  de  Enduro de Regularidade(Graduado) / Campeão da Copa Regional de Enduro de Regularidade / Campeão do cerapió (Novato) 
2009: Campeão ceaarense de Enduro Padrão Fim

Patrocinadores:Tormec Oficina / Aninha Modas / Posto Enzo / CV Racing / Motul



EC: Conte um pouco como foi o seu campeonato cearense de Enduro Fim2009.

Herculo Onofre:Vou contar por etapa:

Canindé: O campeonato começou no "terreiro da minha casa".Foi a etapa mais perto de todas as que participei. Consegui logo de cara ganhar a 1° etapa, coisa que tinha feito nas 2 etapas anteriores em 2008. As especiais estavam bem tranqüilas, com muita lama e água, e um cross-teste na pista de MotoCross. Lá percebi que o ano seria muito concorrido na categoria.

Itaiçaba: Essa etapa foi a mais desgastante. Acordei 2 horas da manha para viajar e dar tempo de chegar no horário no parque fechado.(coisa que muito piloto da cidade não faz e ainda reclama)  Fui focado, com o pensamento em ganhar mais uma e abrir  diferença. Andei muito forte num terreno não acostumado, que é cascalho de pedra. Ao final do enduro achei que tinha ganho pois tinha andado para isso, mas estava lá o melhor piloto da categoria: Thiago da Silveira. Juntando todos os tempos das especiais, ficamos 5 segundo separados... Dai comecei a analizar que tinha que melhorar ainda mais.Com o segundo, a liderança aumentava.

Apuiarés: Essa etapa foi para continuar andando forte. Ironicamente, foi à etapa que não consegui andar o esperado. Fiquei em 3 lugar atrás dos meus dois concorrentes diretos : Thiago e João Cesar. Mesmo assim, apesar da péssima corrida, continuei no topo do ranking..

Uruburetama: Quem ganhou foi o Bruno, irmão do Thiago. Andou de mais!!! cheguei no sábado a noite para concentrar e não ter desgaste com a viagem. Mas, parece que não adiantou, pois continuei ficando com o 3 menor tempo.  Não foi  desastroso, pois o Thiago teve um contratempo no ET2 perdendo 60 segundos, impossibilitando de mim ultrapassar na etapa e no ranking. A minha regularidade continuava paralela a liderança.
 
Jaguaruana: Essa foi a chave para o titulo. Foi a prova que fui com a faca nos dentes... Infelizmente O Thiago que era vice líder até o momento,tinha levado um tombo numa pista de cross, tendo que parar por 2 etapas, saindo da briga direta . Eu tinha que ganhar a qualquer custo, pois o João Cezar e o bruno estavam se aproximando a cada etapa. Nessa etapa começou a odisséia dos empréstimos das motos e a falta de afinidade com as mesmas. Eu troquei a minha moto em uma 250, e não tinha moto para continuar o campeonato. Pedi emprestada a moto do Bruno do Ipú. Apesar de perder 62 segundos com um problema de corrente no final do ET2(o de 9 km) consegui ficar em 3° lugar, perdendo para os pilotos de Mossoró, e ganhando por 1 segundo do João Cesar, isso mesmo 1 segundo . Sai de Jaguaruana mais líder do que nunca!!!

Cascavel. Em cascavel fui com uma moto emprestada pelo Bruno Silveira. Desta etapa, já comecei a administrar o campeonato. Sem correr riscos desnecessários, que ocasionasse quedas ou quebra mecânica. Essa conduta e atitude foram muito bem pensadas e colocadas em prática. Eu tinha apenas que correr o necessário para pontuar o máximo para o ranking. Lá também entrou em evidência o Harley Rosa. O cara anda de mais também. Se tivesse começado antes,acredito que o campeonato teria sido muito mais emocionante...

Monsenhor Tabosa. Essa etapa eu organizei. Foi muito gratificante, ser campeão organizando uma prova da maneira que eu pensava que poderia ser todo o campeonato. Lá pude notar que a minha categoria estava “mole", pois os caras andaram muito ruins, na trilha. Uns tiveram problemas mecânicos, outros cansaram, outros estranharam o terreno... O Harley que não tinha nada a ver com isso ganhou de ponta a ponta sem perdeu um pontinho se quer.


Eusébio: Através do Paulo Cabral, arrumei a moto do Luiz Marinho emprestada (moto que já tinha dado o titulo da over a ele). Na última etapa eu apenas precisava passar no 1° CH para realizar o sonho de sagrar-se campeão. Acelere icom muito cuidado, afinal era só terminar!!! No último extreme, onde eu não tinha passado nenhuma vez sem cair(rsrsrsr) eu parei, deixei todos da minha categoria largar, depois de 2 minutos sozinho no inicio do EXTREME,onde mim passou pela cabeça o quanto eu tinha tentado ganhar esse campeonato e não tinha conseguido, larguei com todas as emoções possíveis, juntando todas as técnicas aprendidas nos 3 anos de trilhas e campeonatos,fiz um extreme compatível as melhores voltas do enduro. Eu mesmo mim surpreendi com o meu tempo. Tinha sido 28 segundos mais rápido que as voltas anteriores. Confesso: fiz a última especial do Campeonato cearense da categoria D 2009 como se fosse a última!!!


EC: O que mais te chamou atenção nas etapas 2009: positivamente e negativamente?
Hérculo Onofre:  No Enduro do Urânio, onde apresentamos uma belíssima estrutura, serviu de ponto de referência para as demais. O nível das provas melhorou muito,teve mais visibilidade.. O grau de profissionalismo dos organizadores surpreendeu a todos. Bacana de mais; mesa de frutas, corss-teste, quantidade de pilotos crescendo a cada etapa... O pontos negativos, acho que ficaria apenas com o momento da premiação em algumas etapas, onde faltaram brilho na premiação e excesso de alegria de alguns pilotos...

EC: O que você espera para 2010?
Hérculo Onofre: Em 2010, tenho que aguardar o calendário da FMC e analisar o calendário da copa regional, para saber o que irei priorizar para a temporada. A principio, gostaria muito de priorizar o campeonato de fim na categoria B. Mas não descarto competir toda a copa regional ou o cearense de regularidade. Tembem estou em desenvolvimento do site para substituir o blog, que no ano de 2008 foi a grande sensação no esporte off road no estado. Sempre com o intuito de informar, entreter e divulgar os nossos pilotos e campeonatos, além de divulgar as possíveis marcas que irão se juntar ao nosso site. Sobre patrocinadores esse ano vou contar com os mesmos de 2009 e terá novidades: está em andamento uma excelente parceria, que não posso divulgar agora, mais já esta muito encaminhado.

EC: Espaço livre:
Hérculo Onofre: Gostaria muito de agradecer primeiro a Deus, segundo a minha padroeira Santa Quitéria, aos meus pais que na realidade é quem incentiva e faz o esporte acontecer aqui em casa . Não poderia deixar de agradecer a CV Racing, da pessoa do Claudio que mim dá suporte mecânico, e consegue muitas parceria ; como MOTUL, VULCANO... Não poderia também deixar de agradecer aos amigos que cederam as suas moto com muito gosto, que são; Bruno Farias do Ipú, Bruno da Silveira e Luiz marinho e Paulo Cabral.
Amigos, esse titulo é nosso. 


Sou Campeão Cearense de Enduro Fim


Um comentário:

  1. Parabéééééns campeão!!!
    Você é realmente bem protegido por Santa Quitéria pois teve o privilégio de nascer dia 22 de maio(dia de Santa Quitéria.BOA SORTE EM 2010...

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação