segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Em Aracati: Bugueiros x Turistas


Brigas, pessoas feridas, tiros e muita confusão. Esses foram alguns dos ingredientes do fim de semana na Praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati. As belezas naturais de um dos principais cartões-postais do Estado ficaram em segundo plano, após uma discussão e luta corporal entre bugueiros e um grupo de turistas de Fortaleza, a maioria deles integrantes de um grupo de praticantes de trilhas ´off road´. Canoa Quebrada parou com o tumulto.

Na manhã de ontem, o clima piorou quando os turistas foram impedidos de sair da pousada onde estavam por bugueiros e populares. Veículos foram danificados e tiros foram disparados pela Polícia para conter a multidão. Depois de mais de seis horas e muita negociação, o grupo de turistas, formado por cerca de 30 famílias, saiu da Pousada em que estava, no fim da tarde, num comboio de aproximadamente 30 veículos, sob forte escolta formada por cerca de 60 policiais, sendo 30 do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), e os demais do policiamento de Aracati e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Dividida, a população assistia a tudo de perto. Alguns vaiavam a ação da Polícia, outros aplaudiam. Para a massagista Leda Maria de Lima, 45, "os bugueiros agiram errado". Já o hoteleiro Duílio Francisco afirma que a turma do "Comando Apache já é conhecida por causar confusão em Canoa".

As versões para o estopim da confusão também divergiam a cada entrevista. Para o industrial Marcos Vinicius, um dos membros das famílias de turistas e integrante do grupo de ´off road´, estava tudo bem até a manhã de sábado, quando dois integrantes do grupo de cerca de 70 pessoas, um adulto e um adolescente, de 12 anos, resolveram dar um passeio de quadriciclo nas dunas, durante um churrasco organizado na Praia.

Segundo ele, os dois foram interceptados pelos bugueiros, que exigiram a saída deles do local. "Houve bate boca e o adulto começou a ser agredido fisicamente por um grupo de mais de dez bugueiros. Nossos amigos revidaram e o caso foi resolvido na delegacia", contou.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos bugueiros, José Leônidas de Sousa Silva, quem motivou a briga foi a imprudência dos "trilheiros de off road", que segundo ele, não respeitam o lugar e colocam em risco a vida deles e de outros turistas que frequentam o lugar. "Eles estavam de quadriciclo na contramão da trilha utilizada pelos bugueiros. Para evitar acidentes, pedimos para ele não descer a duna novamente. Ele não obedeceu e começou a briga. O presidente da nossa associação, Beto Magno foi agredido por vários deles e ficou gravemente ferido. Isso revoltou a população", contou.

Na manhã de ontem, dezenas de bugueiros e populares foram até a pousada exigir a identificação dos envolvidos na agressão. Para os turistas, a manifestação foi considerada como "cárcere privado" e "ameaças de morte", como definiu a promotora de Justiça da Comarca de Itapajé, Camila Gomes Barbosa. "Fomos atacados com revólver, pau, pedra, ferro, por mais de cem bugueiros às 9 horas. Estamos trancados aqui. Todos os carros que tentam sair são apedrejados. Isso é cárcere privado", afirmou. Três veículos tiveram peças danificadas, como vidros e retrovisores.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=714980

Um comentário:

  1. Essa foi a surra mais merecida que alguem pode levar. Esse Beto bugueiro não vale nada. Vejam quantos processos eles tem na policia de Aracati. Felizmente, temos que considerar que não são todos os bugueiros que são dessa categoria.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação