quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Enduro da Independencia 2009: 1° dia




Por Gabriel Antonoff

Águas de Lindóia/SP - Os participantes da categoria Máster, a principal e primeira a largar se reuniu no Minas Sul Shopping, em Poços, por volta das 6:30hs, com largada se iniciando às 7:00:30 para o piloto 1.

Cerca de 160 km, divididos entre trechos de alta, média e baixa velocidade fizeram com que muitos pilotos perdessem o “rumo” do roteiro, uma vez que o nível técnico foi bastante puxado.
Após 71 km e 2:30 hs de prova, os primeiros participantes chegaram a cidade de Andradas/MG, para primeiro neutralizado, momento onde pilotos e equipes de apoio se encontram e realizam todos os ajustes necessários, como alimentação do competidor, abastecimento da motocicleta.

Importante ressaltar que minutos antes deste neutro todos percorreram um pequeno trecho de linha férrea, o que gerou desgaste em função do “obstáculo” incomum para modalidade.
Em seguida todos foram “surpreendidos” por uma subida de pedras soltas de aproximadamente 3 km, fazendo com que pilotos de todas as categorias perdessem pontos importantíssimos e decisivos, um vez que a modalidade premia o competidor mais regular, ou seja, aquele que consegue percorrer todo o trecho em um tempo pré-determinado, sem atrasados.
Ainda sobre este trecho, ficou visível a diferença de tocada entre os inscritos. E para alegria de alguns, e tristeza de outros, diversas quedas foram registradas por toda a equipe de imprensa presente.

Em seguida, todo o comboio partiu rumo à Jacutinga/MG, após 4:30hs de prova, onde foram recepcionados por Gustavo Jacob, presidente TCMG e Diretor de Neutro e puderam recuperar suas energias para prosseguir rumo a Lindóia.
Além das cidades principais (neutros), o enduro percorreu outras cidades, como Albertina/MG, região excelente para prática do esporte.
Interessante ressaltar que o percurso de 2009 ora percorria terreno mineiro, ora terreno paulista.
No início da tarde os primeiros pilotos chegaram a Águas de Lindóia, já no estado de São Paulo, cidade escolhida para primeira pernoite de prova, onde entregaram seus GPS, equipamento usado pela primeira vez para medir a precisão e apurar a prova.
Boa parte dos participantes completou o percurso, alguns com fortemente desgastados. Vale lembrar que estas “pegações” foram comentadas no dia anterior, pelo diretor de prova Ronald Santi.
Higino Vasconcelos, categoria Over, cidade de Itaúna/MG, comentou: “O primeiro dia foi 10. Médias justas na trilha e médias leves e seguras nos estradões”. Já Hugo Morato de Belo Horizonte, brincou: “A prova foi fácil de mais”.
Enfim, 25% da prova foi concluída, após 160 km de muita emoção e adrenalina.

Um comentário:

  1. Para mais fotos do EI2009, acessem www.smarcondes.com.br !
    abraçao e até 2010!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação