Todo Piloto bom, de boa tocada, que se garante, ou até mesmo os fodões, já deve ter tido seus dias de Roia, não foi.. ?? O termo "Rôia", que muitos desconhecem a origem,desde 1 de janeiro de 2009, se escreve roia, sem o acento na letra "o".
o termo roia surgiu nas trilhas da região de Divinópolis (região oeste do estado de Minas Gerais). Essa história remete a um trilheiro de lá, chamado Juninho Highlander (que já foi piloto de motocross, organizador de copas de regularidade) e que hoje em dia é um excelente piloto de regularidade ainda em atividade.
O Juninhoestava em uma turma de 5 trilheiros, em Divinópolis, fazendo uma trilha com cavas em subida. Só passava um de cada vez, e durante todo o passeio - até aquele momento - todos estávam andando bem. De repente, no meio da cava, um piloto de agarrou com a moto no meio da cava. Todos que estavam vindo em seguida tiveram que parar suas motos, e esperar... E não tinha como ir ajudar, pois onde ele agarrou, somente passava uma moto, e o morro era bastante inclinado, impedindo que deixássemos nossas motos paradas para ir ajudá-lo. Foi aí que o juninho gritou: "Ei, você tá atrapalhando nossa passagem, tá parecendo uma rolha, tampando a saída da trilha!"" Daí, de rolha, aos poucos, o "mineirês" foi transformando a palavra em "roia". E assim ficaram conhecidos os "tranca trilhas" das Minas Gerais.
Vale lembrar que em São Paulo, este tipo de piloto é conhecido como "Mamão". No Paraná e no Mato Grosso, são chamados de "Fracassados" e no Rio de Janeiro, o apelido é "Prego",no Sul é chamado de POTOCO. Pois é, aqui no nosso estado é chamado de tudo quanto é nome..kkkk
domingo, 5 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boa essa matéria, aqui no RN chamamos de "BRAÇÃO"... hehehe
ResponderExcluirAbraço,
Thiago Salomão.